Este Molho Gravy de vinho vegano perfeito para acompanhar desde um purê de batata até um assado de lentilha natalino. Com menos de um mês para o natal, estamos aqui para ajudá-lo a não ficar de fora na mesa de almoço ou jantar das comemorações de fim de ano. E não apenas para não ficar de fora, mas para ter as opções mais gostosas e mais bonitas da mesa do natal e ajudar a sua família e amigos a entender que ser vegano não é sofrido.
Uma opção deliciosa e saudável para acompanhar diversas preparações, desde um simples tofu grelhado até pratos mais elaborados como o beef wellington vegano ou um Assado Vegano Natalino. Além de ser uma escolha do bem por ser vegana, ele tem um sabor incrível e é fácil de fazer. Combinando ingredientes como vinho tinto, cogumelos, cebolas e louro, ele é uma opção perfeita para quem busca um molho saboroso e saudável. Experimente e surpreenda seus convidados nesta época das festas!
Vídeo da Receita:
Molho Gravy Vegano Ingredientes:
1 xícara de vinho tinto
3 xícaras de água
2 cebolas
2 cubinhos de caldo de legumes com menos sódio
3 colher de sopa de molho shoyu
2 folhas de louro
1 cenoura grande ou 2 pequenas
1 colher de sopa de pasta de tomate
2 colheres de sopa de glacê balsâmico
1 talo de salsão
15g de shitake seco
30g de manteiga vegana
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa ou 30g de farinha de trigo ou farinha de arroz
1 a 2 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Primeiro, dissolva os cubinhos de caldo de legumes na água, adicione o shitake seco e reserve. Caso você não queira usar os cubinhos de caldo de legumes, você pode usar o caldo de legumes caseiro mesmo e adicionar o cogumelo direto nele.
Em uma panela pequena, derreta 30g de manteiga vegana. Caso você não encontre manteiga vegana na sua cidade, você pode usar margarina vegana, ou fazer a minha receita de manteiga vegana que eu vou deixar aqui em cima. Mas se você quiser usar óleo ou azeite também não tem problema, essa é uma receita que aceita muitas modificações.
Depois que a manteiga derreter, desligue o fogo e adicione 3 colheres de sopa ou 30g de farinha, mexendo sem parar até formar uma pastinha.
Corte todos os legumes. Não precisa se preocupar em cortar muito pequeno e nem cortar bonito porque esses legumes vão servir apenas para dar o sabor do molho.
Agora com um pouco de óleo vamos refogar todos os legumes de uma vez junto com as folhas de louro. Quando a cebola ficar com as beiradas tostadas, adicione o caldo de legumes com os cogumelos, (slowly) todos os outros ingredientes e a pastinha de farinha que fizemos com a manteiga.
Misture bem para dissolver a pastinha, e quando começar a ferver, baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até as cenouras ficarem bem macias.
Coe tudo isso e tempere o molho com sal a gosto.
Agora sim a receita do Natal passado está completa, e adivinha? Esse molho também acompanha o Beef wellington vegano que eu ensinei aqui no natal passado! Então, se você quer conferir essa e outras receitas natalinas, eu já vou deixar a minha playlist de receitas natalinas veganas aqui e se eu fosse você, eu me inscreveria lá no meu canal para não perder as próximas receitas para você poder montar a sua mesa de natal bem chique e bem linda para ninguém botar defeito! E sem bater de frente, sem brigar na mesa de natal, com comidas deliciosas tirar o preconceito das pessoas com veganismo.
Comments