top of page
cathdchoi

Scones Ingleses Veganos

Uma receita que não pode faltar no seu Chá da Tarde vegano. Super prático e rápido de fazer, além de ser delicioso e vegano, claro.

Antes de me mudar pra Londres, eu não fazia ideia do que era o tal do Chá da Tarde Inglês. Eu achava que as pessoas aqui tinham mania de tomar chá a tarde, e que era apenas isso. Obviamente não é só isso, e morando aqui eu conheci essa tradição deliciosa cheia de mini doces e sanduíches chamada Chá da Tarde.

Um Chá da Tarde só é descente se o Scone não é seco. Precisa ser servido ainda quentinho e perfeitamente crocante por fora e macio por dentro.

Como Londres é a cidade mais veganizada do mundo, eu tive a oportunidade de experimentar diversos Chás da Tarde, tanto em restaurantes como em hotéis, e comi de tudo. Aqui eu aprendi que apesar dos sabores dos chás, sanduíches, e docinhos sempre variar, uma coisa nunca muda. Um Chá da Tarde inglês tem que ter Scones. Que são uma cruza entre um biscoito e um pãozinho, crocantes por fora e macios e por dentro, servidos quentinhos com creme e geléia. Eles são tão importantes nessa tradição, que você pode até julgar a qualidade do Chá da Tarde pelos Scones.

Então para você que nunca experimentou um chá da tarde, mas quer ter essa experiência. Ou você que já comeu e sente saudades de um belo Scone, eu trouxe essa receita prática com ingredientes fáceis de achar no Brasil e um passo a passo bem detalhado pra não ter como errar.


A lista de ingredientes está no final do post


Passo a passo da receita:


INGREDIENTES:

  • 1/2 xícara de óleo de coco refinado (90g)

  • 1/2 xícara e 1 colher de sopa de leite de soja gelado

  • 1/2 xícara de iogurte vegano (142g)

  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz (9g)

  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

  • 3 xícaras de farinha (390g)

  • 4 colheres de chá de fermento químico (25g)

  • 1/3 xícara de açúcar refinado (65g)

  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

  1. Congele o óleo de coco (dê preferencia para o óleo de coco refinado que não tem cheiro nem gosto de coco)

  2. Misture o leite de soja, a baunilha, o iogurte, e o vinagre e reserve na geladeira

  3. Em uma vasilha adicione a farinha, o açúcar, o fermento químico, misture e reserve

  4. Quando o óleo de coco estiver bem duro, corte em pedaços mais ou menos do tamanho de uma ervilha ou grão de bico e adicione a vasilha onde fizemos a mistura da farinha.

  5. Misture com as mãos apertando os pedaços de óleo de coco dentro da farinha até eles ficarem bem amassados e cobertos com a farinha. Cuidado para não derreter todo o óleo de coco pois precisamos desses pedaços para alcançar a consistência dos scones

  6. Quando todos os pedaços de óleo de coco estiverem amassados e misturados na farinha, adicione a mistura do leite e iogurte que estava na geladeira e misture com uma colher

  7. Quando não der mais para misturar com uma colher, misture com a mão até que forme uma massa

  8. Passe a massa para uma bancada polvilhada com farinha, passe farinha também no rolo de massa e estique e dobre a massa intercalando 5 vezes

  9. Depois da última dobra, embrulhe a massa com papel manteiga e reserve na geladeira por 15min

  10. Com a massa descansada, estique uma última vez deixando a massa com uma altura de 3cm

  11. Com um copo untado de óleo, corte a massa e coloque os pedaços bem próximos uns dos outros em uma assadeira untada. Essa proximidade vai ajudar os nossos Scones a crescerem e ficarem bem fofinhos

  12. Coloque a assadeira no freezer e deixe os scones esfriarem por 15min, enquanto isso preaqueça o forno a 200°C

  13. Depois de 15min, retire a assadeira do freezer, polvilhe farinha por cima dos Scones e asse por 25min ou até que estejam dourados.

  14. Sirva os Scones ainda mornos com creme de coco e geleia, bom apetite!


Espero que gostem.

Até o próximo post!


Comments


bottom of page