Torta de morango vegana, igualzinho aquelas de padaria que todo mundo fica babando quando vê na vitrine de doces. Mais fácil do que você imagina, uma receita rápida e fácil para matar a saudade.
O post de hoje é dedicado ao Dia das Mães. Eu fiz uma enquete no Instagram e no Youtube perguntando qual era o prato que não poderia faltar no almoço de Dia das Mães, e como todo mundo falou uma receita distinta, eu percebi que cada um tem uma tradição pessoal diferente pra esse dia. E apesar de nenhum prato sair repetido nessa enquete, a maioria de vocês mencionou uma sobremesa.
Torta de Morango de Padaria me lembra o Dia das Mães Uma sobremesa tradicional para uma data especial.
Então, eu decidi trazer uma sobremesa que me lembra o Dia das Mães, em especial a minha avózinha. Que é minha segunda mãe, que inclusive tinha uma época que todo mundo achava que morava comigo de tanto que ela ficava lá, que é a mulher mais forte e determinada que eu já conheci, e que infelizmente nos deixou esse ano. Essa sobremesa me lembra minha avó porque do lado da casa dela tinha uma padaria que fazia uma Torta de Morango incrível e ela comprava pra gente comer junto quando eu ia para a casa dela, então em homenagem a ela eu veganizei essa receita deliciosa.
A primeira parte dessa receita é lavar de forma correta os morangos, para conservar bem e não escorrer na torta. Eu gosto de preparar 400g de morango, mesmo sabendo que não vou usar tudo isso, eu prefiro ter a mais e poder escolher os morangos mais bonitos do que ficar presa com morangos feios ou morangos a menos.
Lista de ingredientes no final do post!
Os morangos não podem ficar de molho enquanto estão sendo lavados para não absorver água e escorrer na torta, então primeiro passe eles rapidamente em água corrente, e depois passe eles em uma mistura de 1 parte de vinagre para 10 de água também rapidamente e coloque os para secar em cima de um pano limpo ou papel toalha enquanto prepara as outras partes da receita.
A massa da torta pode ser feita de diferentes formas. Você pode preparar ela na mão ou no triturador, pode ser feita com manteiga vegana, margarina vegana, ou óleo de coco de preferência refinado (sem cheiro e sem gosto de coco).
No triturador:
Adicione a farinha e o açúcar e pulse até misturar bem.
Adicione aos poucos, enquanto pulsa o triturador, a gordura da sua preferência. (Se você for usar Manteiga Vegana, ela precisa estar gelada e cortada em pedaços menores. Se for usar Margarina Vegana adicione ela gelada uma colher por vez. E o Óleo de Coco precisa estar congelado e cortado em pedaços menores)
Quando a massa estiver com uma aparência de areia, adicione aos poucos enquanto pulsa a vodka e a água gelada.
Quando você sentir que tudo está bem espalhado, retire o conteúdo do triturador na bancada limpa e aperte tudo e juntando a massa. Não sove demais, apenas o suficiente para formar a massa
Guarde a massa em plástico filme ou em um recipiente com tampa dentro da geladeira por 15min antes de continuar
Estique a massa na bancada com a ajuda de um rolo, o suficiente para caber em uma forma redonda de 23cm.
Transfira a massa para a fôrma, levantando as bordas e encaixando bem no fundo e fure todo o fundo com um garfo.
Deixe a massa descansar no freezer por 10min e asse em forno pré aquecido na temperatura máxima até dourar (8-13min dependendo do forno)
Quando você tirar a massa do forno, você vai perceber que a massa desceu um pouco nas laterais, mas é assim mesmo. Enquanto a massa esfria, prepare o recheio.
Na mão:
Misture a farina e o açúcar
Adicione a gordura da sua preferência (Se você for usar Manteiga Vegana, ela precisa estar gelada e cortada em pedaços bem pequenos. Se for usar Margarina Vegana ela precisa estar gelada. E o Óleo de Coco precisa estar congelado e cortado em pedaços bem pequenos)
Misture com as pontas dos dedos, amassando os pedaços de gordura na farinha, sem usar a mão inteira para não derreter demais a gordura.
Quando a massa estiver com uma aparência de areia, adicione a vodka e a água espalhando bem a parte líquida na massa.
Quando você sentir que tudo está bem espalhado, pode apertar tudo e junte a massa. Não sove demais, apenas o suficiente para formar a massa
Guarde a massa em plástico filme ou em um recipiente com tampa dentro da geladeira por 15min antes de continuar
Estique a massa na bancada com a ajuda de um rolo, o suficiente para caber em uma forma redonda de 23cm.
Transfira a massa para a fôrma, levantando as bordas e encaixando bem no fundo e fure todo o fundo com um garfo.
Deixe a massa descansar no freezer por 10min e asse em forno pré aquecido na temperatura máxima até dourar (8-13min dependendo do forno)
Quando você tirar a massa do forno, você vai perceber que a massa desceu um pouco nas laterais, mas é assim mesmo. Enquanto a massa esfria, prepare o recheio.
O recheio da torta pode ser feito com leite de soja, castanhas, amêndoas ou coco. Você pode usar qualquer leite vegetal que não seja de aveia ou arroz, já que esses leites têm muito amido o que pode acabar engrossando demais o recheio. Use de preferência leites que não sejam adocicados. Mas se sua única opção for um leite que já vem doce e com sabor, talvez você tenha que diminuir as quantidades de açúcar e baunilha da receita.
Recheio:
Primeiro misture o amido e o açúcar para o amido dissolver mais fácil no leite.
Adicione o leite na panela, adicione a baunilha e a mistura do açúcar e amido. Misture e dissolva tudo antes de ligar o fogo.
Com tudo dissolvido ligue seu fogo médio e misture sem parar
Quando começar a ferver em questão de segundos o recheio vai começar a engrossar. Então vá misturando, até tudo engrossar e ficar com aspecto de mingau, e então desligue o fogo.
Retire a massa da forma, coloque em um prato e coloque o recheio na massa.
Enquanto o recheio está esfriando prepare o gel de brilho. O modo de preparo do gel é similar ao recheio, mas a consistência do gel não pode ficar grossa como do recheio.
Gel de brilho:
Primeiro misture o amido e o açúcar para o amido dissolver mais fácil na água.
Adicione todos os ingredientes na panela e dissolva bem antes de ligar o fogo.
Ligue o fogo médio e misture sem parar.
Quando começar a ferver em questão de segundos o gel vai começar a ficar transparente e engrossar. Então continue mexendo por 2min
Desligue o fogo e espere esfriar.
O gel não pode estar quente quando a você for montar a torta, mas também não pode estar frio. Na temperatura ambiente é o ideal.
Montagem da torta:
Enquanto o gel esfria corte os morangos, que já estão secos, ao meio deixando alguns inteiros como opção para colocar no meio da torta.
Confira se o recheio está na temperatura ambiente antes de colocar os morangos. Então coloque as metades dos morangos de fora pra dentro da torta, formando círculos, e coloque um morango inteiro no centro.
Agora com o gel na temperatura ambiente, com uma colher de sopa coloque uma quantidade de gel no centro, e espalhe de dentro para fora até cobrir todos os morangos.
Com a ajuda de um colher, cubra as beirada dos morangos com castanhas de caju trituradas e torradas para decorar e pronto.
Agora é só deixar por duas horas na geladeira para o recheio e o gel endurecerem.
INGREDIENTES:
Massa:
200g de farinha de trigo
100g de açúcar
100g de Manteiga Vegana/margarina vegana/óleo de coco refinado
1 colher de sopa de vodka do freezer
1 colher de sopa de água gelada
Recheio:
450ml de leite de soja ou castanhas
52g de amido de milho
150g de açúcar
1 colher de chá e 1/2 de extrato de baunilha
Gel de Brilho:
7g de amido de milho
63g de açúcar
125ml de água
¼ de colher de chá de corante de gel para alimentos na cor vermelha
Passo a passo da receita:
Espero que você tenha gostado dessa receita, se você fizer essa torta de morango vegana posta uma foto e me marca no Instagram porque eu quero muito ver como ficou @cathchoi
E até o próximo post!
Beijos!